A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) pediu aos Estados Unidos, neste sábado (14), que anule as sanções impostas à Venezuela por intermédio de uma polêmica ordem executiva considerada uma "ameaça intervencionista" - de acordo com a declaração firmada pelos chanceleres desse órgão, reunidos em Quito.
O bloco "solicita a derrogação da referida Ordem Executiva" expedida pelo presidente Barack Obama na última segunda-feira, diz o texto assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos países-membros do órgão regional, ao fim de uma reunião extraordinária em Quito.
A declaração de Washington veio acompanhada de sanções a autoridades venezuelanas ligadas a instâncias policiais, militares e judiciais. Essas pessoas tiveram a entrada proibida nos EUA, além de outras punições.
Declarar um país como ameaça à segurança nacional por parte de Washington é um primeiro passo para a adoção de um regime de sanções.
Reagindo ao fato, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu ao Parlamento venezuelano poderes especiais para legislar e defender a soberania do país.
Nas últimas semanas, os chanceleres da Unasul, alinhados com a Venezuela, se manifestaram em defesa da soberania da nação sul-americana e ofereceram seu apoio ao governo de Maduro.
G1 - Países da Unasul pedem aos EUA anulação das sanções à Venezuela - notícias em Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário